sábado, 2 de agosto de 2014

Aqui lhe apresento alguns links de matérias sobre Engenharia de alimentos, abordando tópicos como:


  • Área de atuação;
  •  Mercado de trabalho;
  • Expectativas;
  • Universidades que possuem o curso;
  • Atribuições do profissional;
 Uma pequena síntese do que você irá encontrar:
Do curso: Os dois primeiros anos são de formação básica, com aulas de matemática, química, bioquímica, físico-química e termodinâmica. Depois, o currículo enfatiza as disciplinas mais técnicas, ligadas à produção e à conservação dos vários tipos de alimento. Os conteúdos das áreas de economia e administração dão fundamento ao futuro profissional para que possa atuar em gerenciamento industrial. A realização de estágio e a apresentação de trabalho de conclusão de curso são obrigatórias. 
Mercado de trabalho: O profissional é contratado pelas indústrias agrícola, alimentícia e de bebidas para atuar diretamente na linha de produção, gerindo pessoas e processos, no controle de qualidade, nas vendas e no desenvolvimento de novos produtos. Grandes empresas dominam o mercado, mas as pequenas e médias também respondem por muitos empregos. As indústrias do setor estão espalhadas por todo o país.

O que este profissional faz ?:

  • Armazenamento e transporte

Estabelecer parâmetros de armazenamento e transporte, visando à garantia de qualidade do produto acabado.

  • Automação de processos

Planejar e implantar linhas automatizadas de produção.

  • Consultoria

Prestar assessoria a empresas da área alimentícia no desenvolvimento de produtos, layout de equipamentos e de plantas de produção e implementar sistemas de controle da qualidade.

  • Controle de qualidade

Organizar métodos e sistemas de controle e garantia de qualidade das matérias-primas e dos produtos processados nas indústrias alimentícias, coordenar análises laboratoriais.

  • Pesquisa e desenvolvimento

Criar e aperfeiçoar produtos, de acordo com as necessidades do mercado. Pesquisar matérias-primas, embalagens e tecnologias de produção. Planejamento e projetos agroindustriais planejar e implantar instalações industriais alimentícias e dimensionamento de equipamentos. Avaliar a viabilidade econômica de novas indústrias, estudando as oportunidades de mercado.

  • Planejamento e projetos

Agroindustriais planejar e implantar instalações industriais alimentícias e dimensionamento de equipamentos. Avaliar a viabilidade econômica de novas indústrias, estudando as oportunidades de mercado.

  • Produção

Desenvolver e aprimorar processos de produção, fazer a seleção de máquinas e equipamentos fabris. Planejar e supervisionar operações industriais, administrando as equipes e as diversas etapas de produção. Estudar e implantar métodos para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a segurança no trabalho.

  • Tratamento de resíduos

Definir métodos de descarte, reciclagem e possível reaproveitamento de resíduos da indústria alimentícia, protegendo o meio ambiente e visando à sustentabilidade.

  • Vendas técnicas e marketing

Desenvolver aplicações visando à comercialização de matérias-primas, ingredientes, insumos e equipamentos para a indústria alimentícia.

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-producao/engenharia-alimentos-685533.shtml

http://g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras/noticia/2012/06/guia-de-carreiras-engenharia-de-alimentos.html
http://www.ufrgs.br/icta/engenharia-de-alimentos
http://www.ufrpe.br/uag/index.php?option=com_content&view=article&id=59&Itemid=66

Sem comentários:

Enviar um comentário