Hoje vamos lhe trazer um dos grandes desafios das indústrias, uma vez que o cuidado com os recursos naturais são uma das grandes preocupações da população mundial. E em especial o uso racional e o tratamento efetivo da água, que apresentam vários estudos que discutem o problema de sua escassez. Logo, um dos nossos objetivos é discutir um pouco sobre possíveis alternativas para solucionar e/ou minimizar essa problemática, contextualizando com o uso da água nas indústrias alimentícias.
|
Fonte: Google Imagens |
A escassez de água atinge regiões de todo o planeta, dessa forma, torna-se imprescindível que qualquer experiência relativa ao uso eficiente desse nobre recurso natural seja levada a outras regiões como forma de disseminar e até conscientizar outras nações da importância de se preservar a qualidade desse bem.
A água é de vital importância para quase todos as atividades Industriais. Principalmente as indústrias de alimentos que utilizam a água para suas formulações e também para limpeza e higienização das instalações, equipamentos e utensílios. Cabe ressaltar que para cada utilização tem-se um tratamento e um tipo de água diferente.
Algumas Utilizações da Água na Indústria de Alimentos
As indústrias de alimentos através de suas atividades desenvolvidas, representam um setor com grande utilização de água. Dessa forma, precisam estar atentas aos meios disponíveis para se utilizar de forma eficiente esse recurso natural. Os usos da água na indústria podem ser divididos em um dos grupos a seguir: transferência de calor, geração de energia, aplicação a processos e limpeza.
- Transferência de Calor: É apropriada em processos de aquecimento (Ex.:Pasteurização/Esterilização) ou resfriamento (Ex.:Chiller/Pré-Chiller). Para o aquecimento, em geral se utiliza a geração de vapor através de caldeiras que aplicam a combustão de carbono, petróleo, gás ou produtos de resíduo. Em relação ao resfriamento se utiliza a circulação de água através de torres ou tanques de resfriamento.
|
Fonte: DirectyIndrustr |
- Geração de Energia: Em plantas termoelétricas ou auto-sustentáveis utilizam o vapor d’água com o propósito de mover turbinas adaptadas a geradores.
|
Fonte: Google Imagens |
- Aplicação a Processos: Os processos em, sua maior parte, são grandes usuários de água. Dentre alguns desses processos temos o transporte de materiais onde são utilizados tubos para o seu transporte ou indústrias que a utilizam em sua formulação, por exemplo, as indústrias de bebidas, produtos lácteos, enlatadoras de alimentos e os engenhos açucareiros.
|
Fonte: Google Imagens |
- Limpeza e Sanitização: A indústria alimentícia de forma geral, são ambientes que deve ser assegurada a inocuidade, com constantes limpezas e sanitizações das instalações, equipamentos, além dos próprio funcionário.
|
Fonte: CPT |
Conhecendo um pouco dos usos da água na indústria de alimentos, vamos lhe apresentar algumas técnicas que podem ser aplicadas como forma de se obter o uso eficiente da água no setor indústrias:
|
Fonte: Google Imagens |
Recirculação: É uma técnica que apresenta por objetivo a utilização da água no processo onde inicialmente se usou. Freqüentemente quando a água é utilizada pela primeira vez desencadeia mudanças em suas características físicas e químicas, e dessa forma pode demandar alguma modalidade de tratamento. Assim, torna-se fundamental ter conhecimento da qualidade requerida em todo processo produtivo, bem como o grau de degradação de sua qualidade e finalmente o tratamento apropriado. A recirculação pode ser utilizada em esfriamento de equipamentos que geram calor; em processos de lavagem com o intuito de retirar resíduos ou elementos contaminantes dos produtos.
Reuso: É uma técnica em que o efluente de um processo, com ou sem tratamento, é aproveitado em outro processo que demanda qualidade diferenciada de água. Assim, é importante saber qual a qualidade requerida em cada processo antes de se utilizar essa técnica, bem como, determinar qual seria o tratamento mínimo exigido e definir os meios de transporte da água.
Redução do consumo: Pode ser obtida através de várias ações, dentre as quais podem ser elencadas: otimização dos processos, melhoramento da operação ou modificação das equipes ou a modificação de atitude dos usuários da água. No que se refere às indústrias, atitudes simples e continuadas podem fazer grande diferença na utilização racional da água. Entre as medidas mais usuais, algumas seriam: plantar espécies nativas nos locais onde se instalam as indústrias; utilizar-se de rega noturna; eliminação de fugas nos serviços sanitários, bem como a utilização de redutores de fluxo em privadas e o uso de regadeiras de baixo consumo.
Para os três casos são imprescindíveis que sejam cumpridas as ações de medição e o monitoramento da qualidade da água.
Hoje lhe trouxemos um pouco sobre a importância e alguns aspectos do uso consciente da água na indústria de Alimentos. Para quaisquer dúvidas estaremos a disposição.
Obrigado Pela Leitura!!!
AUTOR:
JOÃO PEDRO FERREIRA
Mestrando em Engenharia de Alimentos - UFSC
Pós-Graduando MBA em Gestão da Qualidade - FAVELI
Engenheiro de Alimentos - UFRPE-UAG
White Belt - Six Sigma
Técnico em Agroindústria - IFPE