quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Aspectos do Processo de Higienização CIP - (Clean in Place) nas indústrias de Alimentos

Hoje vamos trazer aspectos gerais do sistema de higienização Clean in Place (CIP), que consiste em um sistema que possibilita a higienização das partes e peças de uma instalação de produção em uma indústria sem que haja a necessidade da desmontagem dos equipamentos e tubulações. O processo de lavagem consiste em diversos ciclos de lavagens que são recirculados através dos tanques, bombas, das válvulas e do outros equipamentos no fluxo do processo.
Fonte: INSTRUVAL
O CIP é utilizado em vários segmentos industrial: alimentos, bebidas, farmacêutico e outros. A higienização pelo sistema (CIP) tem substituído os processos de limpeza manual de equipamentos que trabalham com alimentos líquidos tais como leite, cerveja, bebidas não alcoólicas entre outros sendo mais empregados na limpeza e sanitização de tanques, trocadores de calor, tubulações e homogeneizadores.

O processo CIP standard começa após o fim de produção de um determinado produto (e seu escoamento dos equipamentos) e consiste, normalmente, numa série de etapas que incluem:

Fonte: Autor

Visão geral do CIP (Clean in Place)
Copyright © Endress+Hauser Management AG

Este processo de higienização apresenta um custo inicial mais elevado, porém torna-se, com o tempo, mais econômico devido às vantagens que oferece :

  • Menor custo com mão de obra;
  • Funcionamento mais econômico com aproveitamento ótimo das soluções utilizadas;
  • Melhores níveis alcançados na higienização, desde que todas as etapas sejam cumpridas corretamente;
  • Maior rapidez e aumento da produtividade por não haver necessidade de desmonte de equipamentos;
  • Menor desgaste mecânico de tubulações e equipamentos pela não necessidade de desmontagem ;
  • Redução do custo com produtos de higienização, pois os mesmos podem ser reutilizados;
  • Redução de erros humanos associados à limpeza manual, pois todas as etapas são controladas automaticamente.

Sistemas CIP modernos são controlados através de softwares que regulam automaticamente as concentrações, as temperaturas das soluções e suas taxas de escoamento. Registram o processo através da utilização de gráficos e interrompem-no, sempre que algum desvio ao previamente programado ocorrer.

Limpeza da instalação

O processo de limpeza CIP pode ser executado tanto de forma manual como de forma automática. Nos processos executados de forma manual, é o operador do processo quem executa as manobras necessárias nas válvulas e equipamentos, bem como o controle dos parâmetros do processo, a saber: tempos, temperaturas e concentrações. 


A eficiência do CIP pode ser melhorada ao corrigir falhas operacionais, tanto no abastecimento do produto químico, quanto na quantidade requerida para limpeza. E fazendo um controle sistêmico de todo o produto químico utilizado, para valorar o quanto se gasta nas limpezas de CIP, além da eliminação dos riscos que envolvem a manipulação e manuseio dos produtos químicos. 

AUTOR:
JOÃO PEDRO FERREIRA
Mestrando em Engenharia de Alimentos - UFSC 
Pós-Graduando MBA em Gestão da Qualidade - FAVELI
Engenheiro de Alimentos - UFRPE-UAG 
White Belt - Six Sigma
Técnico em Agroindústria - IFPE


Sem comentários:

Enviar um comentário