quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Auditoria Interna na Indústria de Alimentos

O processo de auditoria interna baseia-se num conjunto de procedimentos que visam assegurar que as indústrias de alimentos alcancem maior produtividade, qualidade e nível de conhecimentos que produzam informação necessária para:

  • Apoiar tomadas de decisão eficazes na gestão de processos;
  • Reforçar a responsabilidade da gestão a todos os níveis, assegurando, nomeadamente, a observância das políticas, dos objetivos, dos planos, das normas e dos regulamentos;
  • Prevenir ou minimizar os potenciais riscos bem como a futura ocorrência de problemas.

Resultado de imagem para auditoria
Fonte: Google Imagens

A auditoria interna abrange todas as atividades prosseguidas pelas organizações. Medindo o grau de cumprimento dos objetivos, assegurar a qualidade e utilizar eficientemente os recursos.
A auditoria interna e o planeamento estratégico cooperam proximamente para assegurar um maior enfoque nas prioridades estratégicas e um maior envolvimento e responsabilização dos recursos humanos, planejamento organizacional e da produção, do controle de qualidade, da gestão de meio ambiente e segurança. Contribuindo para um alinhamento organizacional e um aumento da produtividade. 

Resultado de imagem para auditoria
Fonte: Google Imagens
A auditoria interna trabalha em estreita articulação para que todas os setores dentro da indústria trabalhem em conjunto e delinearem soluções e implementarem modelos que melhorem a gestão interna.


E como implementar em minha empresa?

O processo de implementação da auditoria interna é constituído pelo conjunto das seguintes componentes: 
  •  Avaliação do risco de auditoria 
  •  Plano anual de auditoria 
  •  Programa de trabalho 
  •  Relatórios de auditoria 
  •  Aplicação dos resultados da auditoria 
  •  Acompanhamento da execução
A auditoria interna serve para as indústrias de alimentos se ajustarem as normas legais e normas estimadas pela gerência da corporação. E serve como um parâmetro de melhoria contínua além de se preparar para futuras certificações através de auditorias externas. 

Fonte : Google Imagens

Em uma indústria de alimentos o engenheiro de alimentos é um profissional recomendado para fazer a auditoria interna, ele pode contar com uma equipe multidisciplinar para discutir pontos a serem melhorados na empresa, desde instalações elétricas, hidráulicas, civil, ergonômica até a inocuidade do alimento.

Obrigado pela leitura!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário