segunda-feira, 7 de maio de 2018

Os 8 tipos de desperdícios e estratégias de como reduzi-los

      Na última publicação trouxemos conceitos sobre lean manufacturing e a ferramenta six-sigma. E como prometido hoje vamos abordar sobre o objetivo da manufatura enxuta, que consiste justamente em reduzir os oito tipos de desperdícios nas linhas de produção. Vamos lhe apresentar um pouco de cada desperdício, como combatê-lo e alguns exemplos.


Fonte: Five.org



1. Tempo de Espera:

  O tempo de espera pode estar correlacionado a aspectos inerentes ao processo ou relacionados ao produto final ou a prestação de serviço. Por exemplo, uma linha está parada devido a um equipamento quebrado ou em manutenção, e os operadores desta linha não podem finalizar seu trabalho ficando ociosos. A falta de sincronia entre processos sequenciais também leva à queda de produtividade. 
    Para resolver problemas como este pode-se utilizar a ferramenta kanban para minimizar a perda pela espera ou pode-se agir sistemicamente transferindo os colaboradores para outras atividades ou dar suporte a outros setores.

Dicas gerais para reduzir:
  •  Eliminar a ociosidade da máquina e pessoas por balanceamento da linha;
  • Organizar e distribuir as atividades;
  • Sincronizar o trabalho para todas as atividades para ocorrerem em um tempo específico.
  • Estimular os funcionários para manter o sistema sem ociosidade.

2. Excesso de Transporte

    Ocorre devido a existência de movimentação de materiais, produtos ou pessoas mais que o necessário e quando as equipes de trabalho e as equipes de suporte estão muito distantes uma das outras, gerando desperdícios de tempo e aumento no custo de transporte. Para combater deve-se evitar ao máximo deslocamentos desnecessários.

Dicas gerais para reduzir: 
  • Manter os componentes do processo próximos e acessíveis ao funcionário;
  • Analisar o fluxo de valor e caracterizar a distância e o tempo de transporte;
  • Determinar o percurso analisando os custos totais e as possibilidades;
  • Fazer com que os fluxos de um produto não cruze com o outro.
3. SuperProcessamento:

   Ocorre devido aos processamentos dentro da fábrica porém que são desnecessários para o bom desempenho da mesma. Por exemplo, máquinas e equipamentos que são utilizados de maneira inadequada nas operações. É claro que algumas atividades são realmente essenciais para a produção, embora não sejam notadas pelos clientes. Ainda assim, há empresas que exageram no processamento, com tarefas que só criam obstáculos ou gargalos na produção. Para evitar o excesso de processamento, a empresa pode estudar os fluxos de trabalho, de modo a mensurar o impacto de cada atividade para o resultado final do produto ou do serviço.
    Dicas gerais para reduzir: 
    • Evitar retrabalhos;
    • Implementar processos padronizados;
    • Utilizar um padrão de técnicas nos métodos de produção.
    4. Estoque

       Este é um desperdício que muitas vezes as empresas acabam confundindo seu efeito negativo. Pode-se pensar: "Devo ter um alto estoque que matéria prima para não parar o meu processo ou ainda que devo ter um bom estoque de produtos para que não falte para o consumidor". Porém esse pensamento torna-se equivocado, pois deve-se conhecer bem (ter um histórico) da capacidade de oferta e demanda da organização para ter o lean manufacturing bem definido. Deve-se ter muita sensibilidade a este desperdício, pois estoque é dinheiro congelado que pode ser perdido tratando-se de produtos e MP perecíveis.

         Dicas gerais para reduzir: 
    • Produzir o programado, pois o programa se baseia na demanda, quando se tem um PCP bem organizado;
    • Utilizar o Kanban e Just in time;
    • Estoque bem demarcado e controlado;
    • Identificar e controlar os gargalos do processo.
    Por hoje é isso meus caros amigos. Que pena! Mas em breve daremos continuidade aos desperdícios, e na próxima publicação iremos trazer os 4 outros tipos de desperdícios. Aguardem! 


    Estarei disponível para quaisquer dúvidas ou aconselhamentos.

    AUTOR:
    JOÃO PEDRO FERREIRA 
    (email - joaoferreira@alimentos.eng.br/ contato: (87) 9 96330071)
    Mestrando em Engenharia de Alimentos - UFSC 
    Engenheiro de Alimentos - UFRPE-UAG 
    White Belt - Six Sigma
    Técnico em Agroindústria - IFPE

    1 comentário:

    1. Estou tão feliz hoje porque Deus fez isso por mim depois de passar por momentos difíceis com outros credores e nada deu certo. Eu estava prestes a perder minha fé e esperança, mas ainda tenho que permanecer firme e buscar o que estou procurando. Estou feliz hoje porque Deus me indicou a melhor empresa de crédito e não me arrependo de nada depois de contatá-los e meu desejo foi atendido e me foi dado o referido valor que pedi (300.000,00 usd), o dinheiro foi pago em minha conta depois de duas semanas conversando com a empresa e eles não me estressaram ou me deram dor de cabeça para conseguir esse empréstimo deles, outros membros da minha família e amigos que eu encaminhei a eles também obtiveram o empréstimo, eu te amo para entrar em contato com pedroloanss@gmail.com / whatsapp + 1-8632310632. e pegue seu empréstimo rápido e isso é seguro e rápido, você que tem esperança perdida, fé e tudo que você tem tudo só em nome de pegar um empréstimo e nada dar certo, aposte comigo se você tentar esse homem chamado pedro jerome, você vai nunca se arrependa de nada e seu pedido de empréstimo será aprovado e pago diretamente em sua conta bancária, então corra agora e entre em contato com o atendimento rápido no whatsapp + 1-8632310632. peça qualquer tipo de empréstimo e ser-lhe-á concedido. eu te desejo o melhor

      ResponderEliminar