quarta-feira, 9 de maio de 2018

Os 8 tipos de desperdícios e estratégias de como reduzi-los (Parte 2)

Hoje vamos finalizar as discussões sobre cada desperdício, como combatê-lo e alguns exemplos. Iremos retomar os desperdícios: 
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Fonte: Six Sigma Academy


5. Movimentação:

    
    Esse desperdício está atrelado ao excesso de movimentação para realizar uma determinada operação, atrapalhando o fluxo do processo. Ocorre muitas vezes quando se tem layouts mal elaborados, onde o fluxo de pessoas e materiais são interrompidos ou atrasados por congestionamento, também pela presença de obstáculos no caminho que fazem com que o operador tenha que se desviar para chegar ao destino.
    Esse desperdício também deve estar associado aos funcionários, pois o excesso ou movimentações desnecessárias destes levam a perda do fluxo de valor, além de levar a problemas maiores como acidentes.
    Para eliminar esse problema pode-se fazer um estudo de tempos e métodos para otimizar o fluxo, melhorando assim a rotina das operações, também treinamentos com os colaboradores para orientar sobre a importância das movimentações.

Dicas de como reduzir:


  • Deixar as ferramentas e materiais próximos ao local de realização dos processos;
  • Otimização do Layout, fazer o mapeamento do fluxo de valor.

6. Defeitos e Retrabalho :


    Esses problemas são grandes fontes de desperdícios na organizações. Os defeitos são um conjunto de falhas no processo de produção, levando ao descarte do produto ou ao retrabalho. Todo retrabalho de certa forma aumenta o custo de produção, porém ele tem como objetivo atenuar o custo que teria se fosse feito somente o descarte. 
    Para reduzir esse desperdício a indústria deve recorrer a utilização de ferramentas de qualidade, visando mensurar, analisar, eliminar ou reduzir os fatores que estão levando a tal problemática. (Investigar a causa raiz através do diagrama de causa e efeito). 

Dicas de como reduzir:


  • Fazer certo da primeira vez;
  • Padronizar os produtos para que todos os colaboradores conheçam bem a qualidade de forma clara e detalhada.
  • Oferecer treinamentos como painéis sensoriais;
  • Comparar o produto realizado com um padrão;
  • Atuar preventivamente contra falhas;
  • Gerenciar relatórios de qualidade e definir bem os limites inferior e superior estimados.

7. Capital Humano :
     
    O não aproveitamento dos talentos da organização, podem ser ser fonte de desperdícios, o que nem sempre é notado pelas organizações. Quando uma empresa coloca um profissional qualificado para exercer uma função aquém das suas habilidades ou não o insere bem naquilo que ele tem formação, ela está subutilizando a capacidade do colaborador que tem potencial.

    Dicas de como reduzir:



  • Incentivar a criatividade dos funcionários;
  • Utilizar o mapeamento do fluxo de valor;
  • Fornecer oportunidades para potencializar a prestação de serviço do colaborador.
8. SuperProdução :

    Torna-se do maior desperdício das empresas, sendo considerado como fonte de todos os outros desperdícios. Obviamente ocorre quando se produz além do necessário, levando ao uso de matérias-primas, mão-de-obra e transporte desnecessário gerando um excesso de estoque, esse desperdício é resultado da falta de coordenação entre demanda e produção.

    Dicas de como reduzir:
  • Produzir de acordo com a programação (Hora e quantidade certa);
  • Definir a real demanda do cliente;
  • Verificar se o processo combina com a demanda;
Imagem relacionada
Fonte: Flex proconsultoria
    Obrigado pela leitura pessoal, aqui tentamos trazer de forma objetiva um pouco do que vem sendo implementado na melhoria contínua de processos. 

Estarei disponível para quaisquer dúvidas ou aconselhamentos.

AUTOR:
JOÃO PEDRO FERREIRA 
(email - joaoferreira@alimentos.eng.br/ contato: (87) 9 96330071
Mestrando em Engenharia de Alimentos - UFSC 
Engenheiro de Alimentos - UFRPE-UAG 
White Belt - Six Sigma
Técnico em Agroindústria - IFPE

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